Publicado a 28 Abril 2019

Assento Curioso #2: Quadrigémeos em 1616

antepassados-blog-trigemeos-1

Para um casal, é frequente a notícia de uma gravidez ser motivo de alegria mas também de alguma preocupação e… muitas contas. E isto mesmo nos tempos modernos, onde felizmente a qualidade de vida (nossa e dos mais pequenos) é muito superior à de há uns anos.

Agora imaginemos uma mãe que, há precisamente 403 anos, vai dar à luz e (muito provavelmente sem saber de antemão) tem não uma, mas três crianças. Isto nos conta este assento de batismo precioso:

“Aos vinte e oito dias do mês de abril de mil e seiscentos e dezasseis annos, Catarina (…) pariu quatro crianças, a saber três machos e uma fêmea. Três houveram agua do baptismo e um nasceu morto.”

A linguagem do pároco, embora possa passar por rude, é uma fascinante nota dos tempos. Quem tem oportunidade de conversar com idosos (especialmente de zonas rurais), facilmente descobre que se viajarmos 70 anos ao passado, encontrávamos um povo mais frio e duro. A fome e pobreza imperavam, e com elas uma taxa de mortalidade alta.

Hoje, os tempos são outros. Um casal que tenha trigémeos poderá ter na mesma um grande desafio pela frente, mas certamente com outras facilidades.

Uma prova do quão fortes são os nossos antepassados!