Publicado a 05 Maio 2019

A Mãe – Ela Que É a Razão de Tudo

antepassados-pesquisa-genealogica-blog-a-mae-capa

Onde tudo começa

A mãe é um dos pontos mais curiosos da Genealogia. Quantos de nós passamos horas a fio afincadamente à procura dos registos de nascimento dos nossos antepassados… É uma aventura cheia de incertezas. Por muito que a pesquisa complique, que nos leve perto do desespero total quando não conseguimos encontrar aquilo que procuramos, há sempre uma certeza: há sempre uma mãe.

Nesta demanda interminável pelas nossas origens, é fácil distanciarmo-nos do verdadeiro significado da Genealogia. Mas os verdadeiros pesquisadores sabem que não procuramos apenas nomes e datas.

Procuramos histórias, sorrisos, lágrimas, sonhos… vidas.

E quando encontramos uma mãe, encontramos alguém que sofreu, que lutou contra as adversidades de tempos duros, que muitas vezes carregou nos ombros o peso do mundo por ser mãe solteira numa sociedade discriminatória.

Uma homenagem

Mas mãe é mãe. Hoje só aqui estamos porque dezenas, centenas, milhares de mães encararam o mundo com coragem inacreditável, riram, sofreram, choraram… e trouxeram ao mundo uma fração infinitesimal daquilo que um dia se tornou em nós.

Neste dia, não nos esqueçámos delas. Sim, a nossa será sempre especial. Mas não nos esqueçamos de todas as que vieram antes de nós.

Obrigado, mães.